Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROJETOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA
Karla Priscila Schreiber, Mauren Porciúncula

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente artigo apresenta os resultados de uma investigação das contribuições acerca dos Projetos de Aprendizagem na formação profissional de futuros professores de Matemática no ensino de Estatística. Assim, a pesquisa foi realizada em uma disciplina introdutória de Estatística, no primeiro semestre de 2017, em uma universidade no litoral sul do Rio Grande do Sul. Em um momento posterior à realização da estratégia pedagógica de Projetos de Aprendizagem, os estudantes foram convidados a responder um questionário, do qual foi considerada, para a análise deste artigo, a questão “Considerando que você está em um curso de formação de professores de Matemática, de que forma acredita que os Projetos de Aprendizagem podem contribuir para a sua formação profissional? Justifique”. Assim, Obteve-se, como resultados, a satisfação em relação a esta proposta na formação docente, na aprendizagem dos conceitos estatísticos, além da intenção de levar esta estratégia para a sala de aula, já como docente. Esses achados evidenciam a importância do desenvolvimento dos Projetos de Aprendizagem nos cursos de Licenciatura em Matemática, dado que serão os futuros professores de Estatística na Educação Básica e precisam vivenciar práticas que proporcionem, além do domínio do conteúdo, o conhecimento de estratégias que possibilitem a abordagem destes conteúdos em sala de aula.

Texto completo: PDF