Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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CRIANDO APLICATIVOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Marcos Alberto Barbosa

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este pôster traz a experiência da aplicação de sequências didáticas, que usam a construção de aplicativos para dispositivos móveis como estratégia para ensinar definições e propriedades de alguns conteúdos matemáticos em turmas de 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental. A proposta surgiu com a observação de três elementos: o número crescente de dispositivos móveis nas escolas; da necessidade de estabelecer uma educação associada às novas tecnologias; e das vantagens do uso da programação no ensino. Foram produzidas três sequências didáticas abordando matrizes e suas operações, sistemas de equações lineares e equações do 2º grau. Cada uma delas duraram em média 6 aulas, e foram divididas em três etapas: primeiro foi apresentado o conteúdo de acordo com o planejamento, envolvendo aula expositiva e exemplos; no segundo momento, em vez de aplicar exercícios de fixação, iniciou-se a construção de um aplicativo que usaria o algoritmo de resolução, oportunidade que o aluno exploraria as principais definições durante sua elaboração; e finalmente, na terceira etapa foram propostas tarefas na qual os estudantes utilizaram seus projetos para solucionar exercícios. Neste cenário, é transferido para os dispositivos móveis o fardo de executar os cálculos monótonos, enquanto o educando fica com a parte nobre de analisar e concluir pela veracidade ou não dos resultados apresentados, comparando com resultados obtidos pelos programas dos colegas e também pela própria experiência adquirida no processo.  A ferramenta usada foi a plataforma MIT App Inventor, gratuita e online, destinada a usuários com pouca ou nenhuma experiência em programação poderem construir projetos simples e funcionais, através de um método de encaixe de blocos e ainda possibilita testar os programas desenvolvidos diretamente nos aparelhos dos desenvolvedores.

Palavras Chaves: Aplicativos. Dispositivos móveis. Matemática. MIT App Inventor. Programação.

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