Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A importância do raciocínio lógico-matemático para o desenvolvimento dos alunos: uma experiência com o PIBID Matemática
Larissa Beatriz Molgora, Glauce Kelly Souza de Oliveira

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de uma ação realizada em duas escolas do estado do Mato Grosso do Sul, no qual foi desenvolvida uma atividade lúdica realizada com os alunos de sexto as nono ano. Essa atividade foi aplicada por meio de um jogo, o qual buscava estimular e desenvolver nos alunos a habilidade de raciocínio lógico, bem sua capacidade de planejamento e de elaboração de estratégias para lidar com diversas situações. Para a realização dessa ação, o jogo escolhido foi o Bloqueio, por ser estimulante tanto intelectualmente quanto socialmente (uma vez que permite a interação entre os jogadores), embora seja relativamente desconhecido. Apesar de ser um jogo com o qual os alunos não estavam familiarizados, esse fator acabou por despertar a curiosidade e uma maior atenção deles para a atividade que estava sendo apresentada, potencializando os resultados. A realização dessa experiência pelos acadêmicos de matemática foi possível graças às ações realizadas pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), que permite que os bolsistas vivenciem a realidade nas salas de aula, preparando-os para sua vida profissional. Assim, as atividades realizadas enriquecem não somente o aprendizado dos alunos das escolas contempladas pelo programa, mas também o dos acadêmicos que têm a oportunidade de participar das ações do PIBID.

Texto completo: PDF