Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AUTONOMIA: UMA ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM
Leila de Souza Mello

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Resumo:

Este trabalho aborda a resolução de problemas como uma perspectiva metodológica a serviço da aprendizagem. A intenção é incentivar os estudantes a levantarem suas hipóteses e estratégias de resoluções frente as mais diversas questões de Matemática. Os estudantes são os protagonistas deste processo, são livres para criar, usar algoritmos convencionais ou não e estimulados a analisar as respostas encontradas, refletindo sobre a validade das mesmas e argumentando sobre seus pontos de vista. Desta forma, pretende-se reconstruir e consolidar importantes conceitos matemáticos, tão necessários para a participação cada vez mais consciente e efetiva, desses estudantes, como cidadãos. Durante a narrativa, foi possível perceber, nos estudantes, o desenvolvimento da autonomia e autoconfiança, além da habilidade de argumentação

Texto completo: PDF