Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
AS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ALUNOS EM FORMAÇÃO INICIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS TURMAS DA EJA EM BELÉM DO PARÁ
Jeane do Socorro Costa Silva, Eliza Souza Silva

Última alteração: 29-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta alguns resultados referentes à tese de doutorado intitulada PRÁTICA DE FORMAÇÃO DA EJA: As vozes entrecruzadas de professores de Matemática e de Licenciandos. A pesquisa de cunho qualitativo buscou identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores de Matemática atuantes em turmas de jovens e adultos na região metropolitana de Belém e as percepções dos alunos licenciandos em Matemática sobre a realidade dessa modalidade de ensino a partir das observações no estágio. Para discussão será enfatizado um núcleo de Analise: As dificuldades vivenciadas pelos professores atuantes e futuros professores de Matemática nas turmas da EJA. Os protagonistas foram dois professores de Matemática atuantes em turma da EJA e quatro estagiários do curso de Licenciatura em matemática da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Também participaram do estudo cinquenta e sete professores de Matemática da região metropolitana de Belém que atuavam em turmas da EJA e quatorze licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática. Os resultados obtidos neste estudo contribuíram para se pensar o Estágio a partir da análise e reflexão sobre as situações da prática docente nele vivenciadas com vistas a reconstruir as visões, crenças e concepções sobre a modalidade da EJA e com o apoio da fundamentação teórica visando à prática reflexiva também possibilitou aos alunos estagiários vivenciar algumas dificuldades em relação ao ensino de Matemática na EJA e a buscar soluções para suprir tais dificuldades.

Texto completo: PDF