Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
“E AGORA, O QUE DEVO DIZER AO MEU ALUNO?”: INTERPRETANDO RESPOSTAS, CONSTRUINDO SIGNIFICADOS
Milena Soldá Policastro, Alessandra Ribeiro Alemeida

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Os raciocínios e o conhecimento do professor assumem papéis determinantes no desenvolvimento dos raciocínios e conhecimento dos alunos e, consequentemente, em suas aprendizagens. Um dos aspectos centrais da prática do professor deverá ser o atribuir significado às respostas e comentários dos seus alunos – sempre e quando o objetivo é que os alunos entendam o que fazem e porque o fazem. A atividade de interpretação exige do professor uma “escuta” atenta às respostas dos alunos que, além de ter um cunho avaliativo – avaliação ao serviço das aprendizagens e não como elemento punitivo, no sentido de atribuir significado, analisar onde estão as dificuldades dos alunos e fornecer um feedback construtivo–, os ajuda a redesenhar suas abordagens de ensino. Tendo como ponto de partida situações da prática, neste minicurso discutiremos algumas tarefas que temos vindo a desenvolver no âmbito de um grupo de pesquisa e formação com foco no desenvolvimento do conhecimento interpretativo do professor (CIEspMat). Aqui as tarefas a discutir centram-se no tema das operações, em concreto, na Adição e Subtração e na utilização de recursos que permitam efetivamente atribuir significado e navegar entre diferentes representações, desenvolvendo entre os professores um conhecimento que denominamos interpretativo.


Texto completo: PDF