Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
QUEM VAI FICAR COM O PÊSSEGO? UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA PRÉ-ESCOLA
Ana Libania Alves Rodrigues, Flavio Pereira de Jesus

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Ensinar Matemática de maneira divertida é um grande desafio para professores. Buscar estratégias para o enfrentamento dessa questão é tarefa constante do docente, sobretudo na pré-escola. Este trabalho relata uma experiência de ensino de conceitos de massa e comprimento para estudantes da pré-escola em uma instituição do interior do Espírito Santo. Nesta experiência, procurou-se aliar literatura infantil e ensino de Matemática, com apoio dos textos do livro Quem vai ficar com o pêssego?, passando por uma releitura da história para provocar situações de aprendizagens a cada atividade proposta. Na conclusão do projeto, verificou-se que o livro infantil é uma grande ferramenta para o ensino de Matemática, os conceitos foram fixados de maneira bem satisfatória, houve grande motivação para a realização das tarefas e, além disso, o trabalho serviu para incentivar, ainda mais, o hábito da leitura entre os pequenos estudantes.

Palavras-chaves: Matemática. Literatura Infantil. Pré-escola. Medidas.

Texto completo: PDF