Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O SCRATCH E A CRIAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
Beatriz Maria Zoppo, Tatiana Fernandes Meireles, Cinthia Domit Zaniolo Renaux, Marco Aurélio Kalinke

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O propósito do presente trabalho é apresentar os resultados de uma das etapas concluídas do processo de investigação sobre a elaboração e desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem. Tal objeto tem como conteúdo matemático as unidades de medidas de comprimento e como público alvo os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental. Foi elaborado com o uso do Scratch, recurso digital gratuito e disponível na Web. Tem como pressuposto os avanços científicos e tecnológicos observados na atual sociedade e também os desafios à Educação Matemática no âmbito escolar. Leva em conta o aporte teórico de pesquisadores que têm estudos relativos ao uso de novas tecnologias digitais na Educação Matemática, assim como as recentes pesquisas desenvolvidas a respeito do Scratch e dos Objetos de Aprendizagem. Demonstra, com base na análise de dados obtidos por meio da criação de um Objeto de Aprendizagem, diversos elementos favoráveis ao uso do Scratch tanto para o desenvolvimento de material didático digital como para a realização de atividades capazes de atender à demanda dos alunos nativos digitais.

Texto completo: PDF