Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA MOBILIZADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM ATIVIDADE ENVOLVENDO O CONCEITO DE FUNÇÃO
Eliane Miotto Kamphorst, Angéli Cervi Gabbi, Cátia Maria Nehring, Carmo Henrique Kamphors

Última alteração: 17-10-2017

Resumo


A presente produção busca apresentar resultados parciais de uma pesquisa que procura evidenciar aspectos revelados acerca da compreensão do conceito de função, por estudantes do ensino superior. Justifica-se a realização desta pesquisa diante da importância atribuída à compreensão do conceito de função à aprendizagem de conceitos na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, disciplina esta, que consiste em um componente fundamental dos currículos de diversos cursos, em especial, das áreas de Ciências Exatas e das Engenharias no Ensino Superior. Várias pesquisas apontam graves problemas em relação à aprendizagem dos conceitos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, decorrentes, da falta de domínio de conceitos matemáticos básicos por parte dos estudantes universitários. Assim sendo, optou-se, nesta comunicação científica, por analisar os registros de representação, escritos e orais, produzidos por um grupo de onze estudantes dos cursos de Matemática (Licenciatura), Engenharia Civil e Engenharia Elétrica de uma universidade comunitária do estado do Rio Grande do Sul, em uma atividade de ensino que envolveu o conceito de função. A análise busca aporte teórico na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (2006), e objetiva constatar e analisar as transformações entre diferentes registros de representação do conceito de função, que os estudantes mobilizaram na execução da atividade. Os resultados desta análise evidenciam a necessidade de um ensino voltado à proposição e instauração de situações de aprendizagem que instiguem os estudantes a mobilizarem diferentes registros de representação de um mesmo objeto de estudo e, sobretudo, que instiguem a realização de transformações entre diferentes registros, a fim de viabilizar a compreensão do conceito de função e, consequentemente, contribuir com a compreensão de conceitos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Destaca-se ainda, a necessidade de uma maior ênfase na abordagem de questões envolvendo o emprego de registros de representação da língua natural no processo de ensino do conceito de funções.


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