Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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LIVRO-JOGO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS: PROPOSTA DO PIBID INTERDISCIPLINAR PEDAGOGIA E MATEMÁTICA
Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi, Aline Rodrigues Senna dos Santos, Ettiène Cordeiro Guérios

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este relato de experiência tem como objetivo apresentar e discutir a adaptação do Livro-Jogo para o ensino de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Idealizado e desenvolvido pelo Subprojeto PIBID Interdisciplinar Pedagogia e Matemática, da Universidade Federal do Paraná, o foco desta proposta diz respeito à necessidade da leitura atenta, interpretativa e compreensiva dos enunciados das situações-problemas para sua resolução – questão levantada pela professora supervisora na escola municipal onde o Livro-Jogo foi construído. Neste sentido, evidencia-se a Matemática como disciplina central para embasar as ações que promovam e otimizem o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, facilitando a compreensão de conceitos e sua aplicação na resolução de situações-problema, permeado pela interdisciplinaridade. Para isso, apresenta-se um breve contexto da elaboração do material, bem como uma fundamentação teórica que baseia-se em Schmit (2008) e Saldanha e Batista (2009). Em seguida, é discorrido acerca da proposta metodológica de construção do Livro-Jogo e em relação à avaliação deste material, levando em consideração as perspectivas de Reitz e Contreras (2012), Azevedo (2009) e Afonso (2011). Por fim, ressalta-se a importância de considerar os estudantes como sujeitos ativos de seu próprio conhecimento, assim como a postura de professores investigadores e inovadores, que promovam um ensino de Matemática significativo, com a presença constante da revisão da prática pedagógica docente.

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