Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O PENSAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA ARTICULANDO A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA COM A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE PROJETOS DE PESQUISA
Karine Machado Fraga de Melo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta uma discussão sobre a articulação de projetos de pesquisa ao processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental. Nesta pesquisa objetivou-se investigar a possibilidade de desenvolver o pensamento estatístico em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental que não tiveram acesso ao estudo dos conceitos estatísticos nos anos anteriores de escolaridade. Para isso, articulou-se a estratégia metodológica de projetos de pesquisa à implementação de uma sequência didática eletrônica contendo os conceitos básicos da Estatística. A experiência foi realizada com duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que a adoção da metodologia de projetos de pesquisa como estratégia metodológica para o processo de ensino e aprendizagem da Estatística possibilita o desenvolvimento de atitudes nos estudantes que evidenciam o despertar dos mesmos para o pensar estatisticamente, pois observou-se que os alunos vivenciaram momentos de: questionamentos, ao planejarem a execução da pesquisa; produção de dados; organização dos dados sob diferentes representações; análise, interpretação e socialização dos resultados obtidos.


Texto completo: PDF