Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO: MATEMÁTECA E BIOLOGIA PARA A SALA DE AULA
Joanderson Silva do Nascimento, João Emanoel Veríssimo da Costa, Amália Lopes Bezerra

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


No decurso do 1º período do Curso de Licenciatura em Biologia, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campi Macau, desenvolvemos uma experiência de seminário em Matemática, correlacionando os aspectos desta disciplina (suas teorias) com os conceitos da Biologia. A atividade constituía-se numa investigação sobre o tema Olimpíadas do Conhecimento (Biologia e Matemática), de modo a propiciar a interligação entre o ato de resolver as questões dessas provas e suas relações com as ações do processo de ensino e aprendizagem nestas disciplinas. De fato, essas competições escolares têm sua importância em revelar talentos, com vistas a impulsionar a busca de métodos diferenciados para determinar a solução das questões propostas. Assim, nosso objetivo neste pôster constitui em evidenciar os elementos da feitura de uma atividade, na disciplina Matemática, relacionada as Olimpíadas de Conhecimento (Biologia e Matemática) e seus desdobramentos para a consolidação do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Neste sentido, para construção da atividade, apoiamos numa pesquisa qualitativa, com aparato bibliográfico (artigos, monografias, sites governamentais, dentre outras). Ademais, para complementar o estudo, entrevistamos dois medalhistas (Olimpíadas de Matemática e Física) do Campi ao qual fazemos parte. E, para apresentarmos os dados, produzimos materiais visuais, expostos numa sala temática. Dessa forma, mesmo que escasso a quantidade de artigos do tema descrito, o processo de composição da pesquisa permitiu-nos uma visão mais ampla da importância e significado dos conceitos inseridos nas Olimpíadas do Conhecimento, de modo a oportunizar a abordagem desses na sala de aula. Além disso, durante a apresentação na sala temática, os envolvidos compreenderam as relações entre as áreas de conhecimento expostas e a falta de investimento/divulgação do objeto pesquisado.


Texto completo: PDF