Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CÁCERES-MT
Lenir Tomazeli, Rute Cristina Domingos da Palma

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Resumo: Neste texto apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa em desenvolvimento sobre formação continuada, especificamente a política de formação continuada do estado de Mato Grosso, denominada Projeto de Estudo e Intervenções Pedagógicas (PEIP), implementada em 2016,  prevendo estudos e projetos voltados para a superação das dificuldades dos alunos detectadas nas avaliações externas e internas de língua portuguesa e matemática, mudando o foco da formação continuada das necessidades formativas do professor para as necessidades de aprendizagem dos alunos. Temos como objetivo, neste recorte, destacar a percepção das professoras que ensinam matemática no primeiro ciclo sobre os estudos teóricos realizados, em uma escola estadual do município de Cáceres-MT, na primeira etapa da formação. Nas discussões sobre formação continuada nos fundamentamos em Gatti (2009), Fiorentini e Nacarato (2005), e nas discussões do ensino da matemática, em D’Ambrósio (1996), Moura (2007), Nacarato (2013), Fiorentini (1995), dentre outros. A pesquisa se caracteriza numa perspectiva qualitativa, do tipo exploratória. Para a produção de dados utilizamos entrevistas, caderno de campo e observação. Diante dos dados, observamos obstáculos que impediram a efetivação da formação continuada na escola pesquisada, o que justifica a percepção negativa das professoras.

 

Palavras – chave: Formação continuada. Alfabetização matemática. Professor protagonista.

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