Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Amanda Denise Nogueira Machado, Edinara da Silva Pereira, Patrícia Graciele Moreira da Silva, Graciele de Borba Gomes Arend

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


 

 

Resumo: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha campus Júlio de Castilhos tem como principal missão a promoção da educação de forma profissional e tecnológica focando “o desenvolvimento humano, visando a formação do cidadão crítico, autônomo e empreendedor”. Para os cursos ofertados de Licenciatura em Matemática existe o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no qual um dos objetivos principais é a inserção de acadêmicos dos cursos de licenciatura em matemática no ambiente escolar. A participação dos mesmos neste programa é de grande relevância, pois permite que os futuros professores estejam em contato com a práxis pedagógica em qualquer momento da graduação, ou seja, eles têm a oportunidade de vivenciar a prática e a problemática do ambiente escolar. O Pibid atua na forma de grupos de estudos no contra turno escolar, organizados por série, a fim de despertar nos alunos o gosto e o prazer no desenvolvimento das atividades matemáticas, proporcionando através de metodologias diferenciadas o efetivo aprendizado e desenvolvendo a criatividade e o pensamento crítico. Desta forma, o programa contribui com o avanço do rendimento escolar dos alunos, com a formação continuada dos professores da escola, pois os mesmos fazem o trabalho em conjunto com os licenciandos, e consequentemente, com o melhoramento qualitativo da mesma. Com isso, busca-se também, elevar a qualidade das ações acadêmicas dos licenciandos, inserindo-os no cotidiano da escola, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, proporcionando aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem, desta maneira contribuindo para a formação docente.

 

Palavras Chaves: Pibid. Licenciandos. Formação docente.


Texto completo: PDF