Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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MATEMÁTICA ALIADA AO USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS AUTISTAS
Cristiane da Silva Stamberg, Andréa Pereira, Anderson Daniel Stochero, Samuel Müller Forrati

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento de um projeto de pesquisa baseado na proposta de criação de jogos e materiais didáticos em matemática, através da utilização de softwares e ferramentas tecnológicas, que contribuem no processo de ensino e aprendizagem de jovens com transtorno do espectro autista (TEA). Nesse sentido, a  necessidade de implementar o uso de ferramentas tecnológicas na educação requer repensar a prática pedagógica, com um redimensionamento da escola que consiste não somente na aceitação, mas também na valorização das diferenças. Esta valorização se efetua pelo resgate dos valores culturais, os que fortalecem identidade individual e coletiva, bem como pelo respeito ao ato de aprender e de construir. No atual contexto social a inclusão tornou-se imprescindível, e necessária de ser estudada e trabalhada dentro e fora das instituições de ensino. Assim, o estudo iniciou com referenciais teóricos e entrevistas com pessoas especializadas, que já atuam em uma perspectiva de inclusão, profissionais da educação e gestores, articulados com o uso da tecnologia no ensino e aprendizagem de matemática, com intuito de conhecer a realidade e as necessidades no processo de ensinar e aprender do sujeito com TEA. Em relação ao aprendizado da matemática e das ferramentas tecnológicas mais adequadas, foram realizados estudos, verificando quais jogos e quais materiais concretos seriam possíveis de aprendizagem e que permitissem a aquisição do conhecimento, inclusão e a integração de crianças autistas no ambiente educacional. Defende-se que o aluno com autismo pode ser escolarizado se lhe são proporcionados oportunidades e métodos educacionais adequados para ensiná-los.

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