Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE GALPERIN NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO POR ESTUDANTES COM DUPLA DEFICIÊNCIA
Lúcia Virginia Mamcasz-Viginheski, Roseli Maria da Fonseca, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Ao se considerar o direito de todas as pessoas ao acesso e à apropriação do conhecimento, independente de qualquer condição, este  trabalho objetiva verificar as contribuições da teoria de Galperin sobre a formação da ação no plano mental no ensino do conceito de número para alunos com  deficiência visual associada à deficiência intelectual. O encaminhamento metodológico que melhor atendeu aos objetivos propostos foi a pesquisa qualitativa, por meio do estudo de caso. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de Educação Básica na modalidade Educação Especial, a qual prestava atendimento para pessoas com deficiência visual, em um município do interior do estado do Paraná. Participaram da pesquisa duas alunas com deficiência visual associada à deficiência intelectual. A proposta de ensino dos conceitos matemáticos relacionados ao conteúdo Números e Operações foi organizada por meio das etapas de ensino propostas por Galperin e Talizina, quais sejam, etapa motivacional, etapa material ou materializada, etapa por meio da linguagem verbal e etapa mental. Verificou-se a partir das análises dos resultados que as duas alunas apresentaram avanços nas ações de contar e quantificar objetos, apropriando-se do conceito de número até cinco, abrindo caminhos para a apropriação de quantidades maiores e a compreensão dos princípios do sistema de numeração decimal. Esses resultados revelam que o processo de ensino e aprendizagem por meio de etapas contribui para a formação da ação no plano mental, ou seja, a apropriação dos conceitos estudados.


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