Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
MODELAGEM MATEMÁTICA E FUNÇÃO EXPONENCIAL: UMA EXPERIÊNCIA COM A PROLIFERAÇÃO DE FUNGOS COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
Thamires Belo de Jesus, Bruna Zution Dalle Prane

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este relato tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de uma atividade de modelagem envolvendo a temática de proliferação de fungos e o conteúdo de função exponencial. Este estudo foi realizado com alunos da Licenciatura em Matemática, tendo como foco o ensino de matemática para o ensino médio. Inicialmente os alunos estimularam a proliferação de fungos no pão de forma por meio de burrifaçao de água e conservação do produto Uma atividade de Modelagem Matemática pode ser descrita em termos de uma situação problema inicial (problemática), de um objetivo e de um conjunto de procedimentos e conceitos necessários para a sair da situação problema e chegar a solução a esta situação. Os alunos construíram uma tabela com as informações de tempo (contado em dias) e área ocupada pelos fungos. Primeiro representaram os dados como par ordenado (tempo, área) em um plano cartesiano e buscaram uma função que melhor descrevia os dados. Por meio de tentativas e aproximações os alunos identificaram a função exponencial como melhor aproximação aos dados reais. Após esta conjectura inicial, utilizamos o software Geogebra para plotar os pontos, modelar a situação problema e encontrar um modelo matemático, que neste caso resultou em uma lei de formação do tipo função exponencial. Constatamos que por meio desta atividade, os alunos realizaram conexões e trouxe um maior significado ao conteúdo de função exponencial e maior aprofundamento no conceito de função.


Texto completo: PDF