Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM PANORAMA DA PESQUISA BRASILEIRA NOS 15 ANOS PÓS-DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA (2001-2015)
Moab Marques da Silva, Emerson Da Silva Ribeiro, Eliana Alves Pereira Leite, Ingryd Luana Wonczak de Paula

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este estudo teve por objetivo identificar as teses e dissertações que relacionam/articulam as áreas de Educação Matemática e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como objeto de estudo, bem como analisar aspectos indicadores dessas pesquisas produzidas/defendidas no Brasil no período de 2001 a 2015. Cabe destacar que tal investigação está vinculada a pesquisa intitulada “Estado da Arte da Pesquisa em Educação Matemática de Jovens e Adultos: um estudo das teses e dissertações produzidas no Brasil entre 1985 e 2015”,  ligada ao Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica (PIBIC), com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO). A fundamentação teórica deste estudo se apoia em autores que discutem sobre a Educação Matemática de Jovens e Adultos, entre eles, Fonseca (2005), Jóia (1997) e Ribeiro (2014). Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como uma investigação de abordagem qualitativa, com características do tipo estado da arte ou estado do conhecimento, tendo como material de análise teses e dissertações que relacionam/articulam Educação Matemática e EJA como objeto de estudo. Para a análise dos dados, este estudo assumiu o caráter essencialmente interpretativo e a análise de conteúdo. Em suma, com os resultados foi possível construir um panorama da pesquisa brasileira em Educação Matemática de Jovens e Adultos de 2001 a 2015, com a localização de 217 pesquisas, sendo 192 dissertações e 25 teses.