Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
UMA ANÁLISE DAS DIMENSÕES ECONÔMICA E ECOLÓGICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA BILINGUE
BARTIRA FERNANDES TEIXEIRA

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


A tarefa dos professores de Matemática se revela cada dia mais difícil e complicada. Desde as dificuldades no trabalho, na preparação das aulas, até a crescente falta de tempo. A presença de alunos com necessidades educacionais especiais nas salas de aula torna o processo ainda mais desafiador. Esta pesquisa, antes de tudo, possui um objetivo maior, qual seja, ser útil para a formação contínua de professores de matemática. No intuito de construir uma consciência reflexiva da atividade docente propomos discutir, experimentar e ressignificar o ensino bilíngue da Matemática, a partir da análise de duas das dimensões (econômica e ecológica) do problema didático aqui posto, qual seja, o ensino de números naturais para crianças surdas. Em particular, as aulas ministradas a alunos surdos e em Libras terão especial atenção, em face da singularidade destes sujeitos. Os números naturais serão o objeto matemático a ser observado, em aulas dos anos iniciais do ensino fundamental, dada à importância deste conceito e da sua compreensão. Para embasar nossa investigação, percorreremos as principais teorias de base da Didática: a Teoria Antropológica do Didático e a Teoria das Situações Didáticas compõem nosso quadro teórico básico; Raymond Duval com os Registros de Representação Semiótica, Serge Leblanc e Alan Mercier serão nossos referenciais.

Palavras Chaves: Bilinguismo. Didática da Matemática. Anos iniciais

Texto completo: PDF