Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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AVALIAÇÃO EXTERNA ENADE COMO RECURSO PARA A REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM MATEMÁTICA
Adriele Carolini Waideman, Dayane Moara Coutinho, Marcele Tavares Mendes, Claudete Cargnin

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta considerações acerca de uma das avaliações externas que é desenvolvida no Brasil, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, também denominado ENADE, que tem por objetivo analisar o desempenho dos alunos do Ensino Superior. Tal exame tem um caráter diagnóstico e uma periodicidade trienal, uma análise de seus resultados pelas instituições de ensino pode possibilitar a regulação e superação de algumas dificuldades percebidas, assim como potencializar o que o aluno tem apresentado de forma satisfatória. Neste texto, a partir de um levantamento dos resultados do ENADE de 2014, ano em que foi aplicado o exame para os cursos de Matemática, tanto para o bacharelado, quanto para a licenciatura, sugerimos uma possibilidade de regular a aprendizagem dos alunos. Nosso objetivo é evidenciar uma avaliação externa servindo como um instrumento a favor da aprendizagem dos estudantes, especificamente nos cursos de licenciatura e bacharelado de Matemática, no Estado do Paraná. Nesse processo de regulação, professor e aluno têm papel importante, visto que o aluno irá aprender a partir de sua própria produção, guiado e orientado pelo docente.


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