Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CRIPTOGRAFIA E MATRIZES: UMA ATIVIDADE DIRECIONADA AO ENSINO DE MATEMÁTICA
William Debon Pereira, Celiane Costa Machado, Andressa Escobar Machado, Roger Braga Dutra

Última alteração: 27-09-2017

Resumo


Este artigo relata o planejamento de uma atividade que aborda o uso da criptográfica em sala de aula. Essa atividade faz parte dos trabalhos desenvolvidos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O objetivo é propor ações que incentivem os estudantes a aprender Matemática por meio da pesquisa, integrando essas aprendizagens com o cotidiano. Utilizamos a pesquisa como base para elaboração da proposta, pois entendemos que ao pesquisar, os estudantes constroem seus conhecimentos, além de se tornarem mais autônomos e críticos. A atividade apresentada é direcionada ao Ensino Médio, tem como base o tema criptografia relacionada com matrizes e suas operações. Destacamos a importância da pesquisa também durante o planejamento e organização da prática educativa, uma vez que o professor ao pesquisar está se atualizando e reconstruindo seus conhecimentos, o que vai refletir nas aprendizagens de seus alunos.


Texto completo: PDF