Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS: ALGUMAS POSSIBILIDADES EM RELAÇÃO AO TRANSTORNO DE DISCALCULIA
Lanúzia Almeida Brum Avila, Isabel Cristina Machado de Lara

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. Tem como objetivo, em um primeiro momento, refletir acerca dos procedimentos diagnósticos fundamentais para a realização da avaliação psicopedagógica, apontando alguns testes padronizados existentes, no intuito de verificar as habilidades matemáticas em defasagens em estudantes com dificuldades de aprendizagem em Matemática - DAM e transtorno de aprendizagem em Matemática - TAM, enfatizando a necessidade de um diagnóstico multidisciplinar. Em seguida, o foco são os subsídios teóricos sobre as intervenções psicopedagógicas com estudantes discalcúlicos, baseadas em definições existentes e sugestões de estratégias para o tratamento. Evidencia que trata-se de um transtorno de aprendizagem que afeta as habilidades matemáticas específicas, sob as quais necessita-se de um olhar minucioso do psicopedagogo. Contudo, a falta de instrumentos de avaliação capazes de proporcionarem com precisão que tipo de habilidade está em defasagem e a escassez de literatura sobre esse transtorno, dificulta a atividade desse profissional impedindo-o, muitas vezes, de realizar intervenções que de fato reabilitem as habilidades debilitadas.


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