Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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UM ESTUDO SOBRE O PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO A PARTIR DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM DOIS EVENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Jaquelini Rocha Simão, Tania Teresinha Bruns Zimer

Última alteração: 02-10-2017

Resumo


Este artigo refere-se a uma parte da revisão bibliográfica de uma pesquisa de mestrado, cujo tema é a investigação sobre a superação das dificuldades encontradas no início da carreira docente, tendo como parâmetro o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o estágio supervisionado. Analisar-se-á, neste estudo, o levantamento de artigos que tratam do PIBID e do estágio supervisionado de cursos de Licenciatura em Matemática apresentados no período de 2010 a 2016 e divulgados nos Anais dos eventos Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Tem-se como objetivo identificar em que contextos o PIBID e o estágio supervisionado estão presentes nesses trabalhos. Em decorrência da análise realizada nos 188 artigos que contemplaram os critérios estabelecidos, notou-se a grande preocupação dos pesquisadores ao encontrar o foco da maioria dos trabalhos no processo da formação inicial do licenciando. A importância que os pesquisadores dispensam em relação a esse tema nos faz refletir sobre a complexidade dos fatores que permeiam esse processo, influenciando consideravelmente a organização curricular dos cursos de licenciatura de instituições de ensino superior e de projetos de políticas públicas que visam promover a inserção do licenciando em ambiente da Educação Básica, com o propósito de aliarem a teoria à prática.

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