Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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ANÁLISE DE CORRELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO E A ATITUDE EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA DE ALUNOS DE ENGENHARIA
Marcos Antonio Santos de Jesus, Ingrid Ramos Alegre Chic

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


 

Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi analisar as correlações entre o Desempenho na Disciplina de Estatística Básica e as Atitudes em relação à Estatística de alunos de Engenharia. Nessa pesquisa foi utilizada uma amostra com 229 alunos regularmente matriculados no quarto semestre de Engenharias, distribuídos da seguinte forma: 169 alunos do gênero masculino, 60 alunos do gênero feminino. Como instrumento de pesquisa foi utilizado uma escala de atitudes em relação à Estatística, adaptada e validada por (Cazorla, et al., 1999). Os sujeitos de pesquisa foram submetidos à escala de atitudes em relação à estatística no término do 4º semestre do curso. O desempenho foi verificado através da média final na disciplina de Estatística Básica, essa última extraída do sistema de notas da Instituição de Ensino Superior a que pertenciam os alunos. Para análise das relações entre as atitudes e o desempenho, foram consideradas as variáveis, pontuação na escala de atitudes (variável independente) e desempenho na disciplina Estatística Básica (variável dependente). A presente pesquisa seguiu um modelo quantitativo explicativo e não experimental, com uma análise quantitativa das variáveis. Foi adotado como nível de significância . Dentre outros resultados, encontrou-se correlação signficativa entre pontuação na escala de atitudes em relação à estatística e o desempenho em estatística básica r=0,212, (p<0,05) . Quanto aos gêneros, feminino e masculino, não foi encontrada diferença estatisticamente significativa de pontuação na escala de atitudes e também no desempenho em Estatística Básica. Em ambos os casos ( p>0,05).   


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