Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
SIMETRIA COM OS SUPER-HERÓIS
Paula Monteiro Baptista

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este minicurso apresenta uma proposta didática cujo objetivo é trabalhar dois conceitos geométricos: o conceito de pontos simétricos e o da transformação geométrica denominada simetria axial plana para turmas dos anos iniciais do ensino fundamental chegando ao ensino médio. As atividades que serão propostas aos participantes constam no artigo Kaleff (2004) e foram desenvolvidas no projeto Simetria com os super-heróis.

O projeto Simetria com os super-heróis foi ministrado nas turmas de ensino fundamental I e II da Oficina de Matemática do La Salle Abel – Niterói no mês de maio de 2016, culminando em uma exposição no mês seguinte nessa escola. A proposta dessas turmas de Oficina de Matemática é abordar conceitos matemáticos de forma dinâmica para a construção do aprendizado.

Os conceitos mencionados serão trabalhados por meio de quatro atividades que estão baseadas no Modelo van Hiele. “Segundo van Hiele, a visualização, a análise e a organização informal (síntese) das propriedades geométricas relativas a um conceito geométrico são passos preparatórios para o entendimento da formalização do conceito.”, Kaleff (2003).

Os resultados desse projeto evidenciam o que já foi mencionado em Kaleff (2004): “a importância de desenvolver a percepção visual através da exploração de efeitos visuais obtidos a partir de modelos concretos de representações de transformações geométricas."

 

Palavras-chave: Pontos simétricos. Simetria axial plana. Modelo van Hiele.


Texto completo: PDF