Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O ENSINO HÍBRIDO E AS INOVAÇÕES SUSTENTADAS E DISRUPTIVAS
Josias Dioni Bravim, Vanessa Battestin Nunes, Danielli Veiga Carneiro Sondermann

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Com o desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, o Ensino Híbrido tem ganhado cada vez mais evidência, ao se apropriar de elementos do ensino presencial e da Educação a Distância. Os modelos do Ensino Híbrido são classificados quanto ao tipo de inovação – sustentada ou disruptiva –, conceitos que permitem compreender o nível de mudança do paradigma tradicional proposto pelo modelo, explicando a maior implementação dos modelos de Rotação em detrimento aos demais. Este artigo versa sobre os conceitos de inovação sustentada e inovação disruptiva e traz um panorama sobre o Ensino Híbrido e seus modelos, classificando-os conforme o tipo de inovação, a partir de uma revisão de literatura motivada pela compreensão de uma metodologia híbrida de ensino. Conclui-se apontando que o Ensino Híbrido tem modelos sustentados e disruptivos. Embora os modelos disruptivos sejam em maior número, são os menos implantados e verifica-se a importância de conhecer tais modelos bem como tipo de inovação, o que esclarece essa aparente discrepância. Esse texto foi elaborado a partir dos trabalhos de Graham (2005), Horn e Staker (2015), Moran (2011) e Tori (2009).

Texto completo: PDF