Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
MONITORIA DE MATEMÁTICA: UMA BELA INICIAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE
JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Mateus Pozzebon Borges, Graciele de Borba Gomes Arend

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


Este artigo apresenta um relato das experiências adquiridas a partir da participação no projeto de Monitoria de Matemática para os alunos dos primeiros anos dos cursos integrados ao ensino médio do Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos que aconteceu durante o ano de 2016. O objetivo central da monitoria era dar suporte aos alunos que apresentavam dificuldades na disciplina de matemática. Além de proporcionar aos alunos monitorias, o projeto é de importante valia para os bolsistas licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática, pois através das monitorias os mesmos vão se acostumando com o ambiente escolar, visto que na seleção, o aluno do primeiro semestre pode trabalhar no projeto. Então, desta maneira, o licenciando vai adquirindo práticas e experiências referentes à docência escolar e quando chegar nos semestres dos estágios obrigatórios já tem alguma experiência e esta o ajudará para o prosseguimento do curso. As monitorias aconteciam nas quartas-feiras, com duração de quatro horas e ocorriam no contra turno escolar na forma de tirar dúvidas dos conceitos já estudados em sala de aula, através de estudo orientado e resolução de exercícios. A partir do projeto verificou-se que os alunos obtiveram um melhor aproveitamento na disciplina e os licenciandos adquiriram experiência na prática docente. Ser professor na sociedade contemporânea na qual vivemos, requer boa formação e constante atualização. Para complementar a formação inicial é importante que os acadêmicos de licenciaturas busquem participar de projetos como esse que lhe oportunizam um contato com a prática docente desde o início do curso.

Texto completo: PDF