Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS PARA ENSINAR ADIÇÃO DE FRAÇÕES E COMO SE RELACIONAM: UM CASO SOBRE ERROS COMUNS DE ESTUDANTES, SUAS FONTES E MODOS DE SUPERÁ-LOS
Jeferson Gomes Moriel Junior, Glauco Cauê Yamamoto Moral

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O objetivo deste artigo é caracterizar conhecimentos especializados sobre erros comuns de estudantes ao lidarem com adição de frações, possíveis fontes e modos de superá-los mobilizados por um licenciando em Matemática, bem como, descrever o modo como se relacionam entre si e entre os domínios matemático e didático. Utilizamos o marco teórico Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK) e a análise de conteúdo da entrevista com o sujeito, cujos elementos de informações foram comparados sistematicamente com as definições dos subdomínios do MTSK. Os resultados expressam uma importante rede de conhecimentos que um professor pode ter que conectar visando planejar ou realizar sua atividade docente. Concluímos que o MTSK possibilitou a exploração analítica profunda de conhecimento especializado para ensinar matemática e que não há mais espaço para conceber a profissão docente com base em ideias fundadas no senso comum, como vocação, dom ou mesmo na crença em algum tipo de notório saber para ensinar.

Texto completo: PDF