Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O CIRCUNCENTRO E UMA PROPOSTA DE ENSINO ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA
JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Natália Alessandra Kegler

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O ensino de geometria a muito tempo causa discussões. Quando se fala em ensinar geometria, alguns professores limitam-se a trabalhar a geometria com uma metodologia ligada apenas à aplicação e reprodução de fórmulas. Sendo o Software Geogebra uma excelente ferramenta para o professor de matemática trabalhar os conceitos de geometria de maneira dinâmica e atrativa, o presente pôster apresenta a utilização desse Software na preparação e realização de uma aula sobre um dos Pontos Notáveis do Triângulo, o Circuncentro. A aula foi uma proposta preparada e ministrada pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos, dentro da disciplina de Geometria Plana. O objetivo do trabalho, foi provocar os futuros professores a pensar maneiras diferenciadas de trabalhar alguns conceitos de geometria. Com ajuda do Geogebra marcou-se os pontos médios dos lados de um triângulo ABC qualquer e após foram traçadas as retas perpendiculares nesses pontos (mediatrizes). Na sequência encontrou-se o ponto de intersecção entre estas mediatrizes, o Circuncentro. No proceder da aula, foi traçada a circunferência circunscrita ao triângulo e assim foi possível vizualizar a propriedade da equidistancia entre os vértices de um triãngulo. Para finalizar apresentou-se exercicíos, com aplicações dos conceitos vistos anteriormente. Como o software é muito interativo e permite muitas simulações também foram encontrados os circuncentros nos triângulos retângulo, acutângulo e obtusângulo. Proporcionar esse novo olhar para a geometria plana, utilizando o software como instrumento de ensino, foi importante para ajudar todos os acadêmicos que participaram da atividade uma vez que levou-se novos olhares para a o ensino de geometria, ajudando a desconstruir a ideia de uma geometria estagnada e sem vida. A atividade provocou um contato dos acadêmicos coma preparação e execução de uma aula, contribuindo assim para as futuras atuações nos estágios e na docência efetiva.


Texto completo: PDF