Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A MOBILIZAÇÃO DA TEORIA E CONCEITO EM AÇÃO NUMA INTERVENÇÃO PIBIDIANA
Camila Lima Guisone, Sonner Arfux de Figueiredo

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida no âmbito de uma escola da rede pública estadual em uma cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Trata-se em uma análise de dados de alguns alunos, para verificar se eles estão compreendendo o conteúdo de matemática dentro da sala de aula, ligar os pontos de dificuldades aos pontos de concentração. E tem origem com um trabalho conjunto com um professor orientador. Na qual faço parte junto com um grupo de alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência[1] (PIBID) Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Tratasse de uma pesquisa qualitativa, semiestruturada, aliada a uma análise de dados. Os aportes teóricos têm como fundamento Vergnaud. A teoria dos campos conceituais. Neste contexto buscamos compreender a aprendizagem significativa, as resoluções de problemas e as representações simbólica do aluno em relação a disciplina de matemática sob viés dos alunos do oitavo ano do ensino fundamental da instituição da qual o projeto se desenvolve na disciplina de matemática. A análise de dados da pesquisa revela como nós professores temos que compreender melhor o que o que os alunos interpretam em sala de aula e como é o desenvolvimento dele na mesma.


[1] O PIBID oferece bolsas para que alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, contribuindo para a integração entre teoria e prática, bem como para a aproximação entre universidade e escola.

 

 


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