Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A Formação Inicial do Professor: uma proposta no Ensino de Estatística e Probabilidade
Patrícia Melo Rocha, Roger Ruben Huaman Huanca

Última alteração: 04-10-2017

Resumo


As dificuldades existentes no ensino da Estatística e Probabilidade se dão, na maioria das vezes, pelo método tradicional de ensino que permeia ainda as práticas de ensino, fazendo com que os alunos, futuros professores, muitas vezes apresentem aversão à disciplina, prejudicando o processo de ensino-aprendizagem de conceitos da Estatística e Probabilidade. Neste trabalho, apresentamos uma atividade “o jogo das bolinhas” que foi aplicado em uma turma do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPB, Campus Monteiro/PB, com o objetivo de discutir conceitos relacionados à Estatística e as noções de Probabilidade a partir de abordagens inovadoras, a Resolução de Problemas e a abordagem lúdica. Esta proposta proporcionou uma participação dos alunos motivando-os e tornando-os mais ativos, interativos e criativos durante a aplicação. Assim, a proposta foi bastante satisfatória e de grande potencial para discutir conceitos de Estatística e Probabilidade no Curso Superior. A investigação foi de caráter qualitativo.


Texto completo: PDF