Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
Atividades-Matemáticas-com-Realidade-Aumentada : uma proposta para o ensino de funções
Felipe Diego Bulla, Maurício Rosa

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Esse minicurso tem o propósito de contribuir para a Cyberformação[1] (ROSA, 2015a, 2015b) com professores e futuros professores de matemática, de forma a trabalharmos com os recursos do programa Blender[2] e do aplicativo AndAR[3] para a construção e resolução de Atividades-Matemáticas-com-Realidade-Aumentada. Nesse ínterim, pretendemos abordar o conceito de função de uma e duas variáveis reais, compreendendo, em especial, as superfícies geradas por funções do segundo tipo, conforme restringimos o seu domínio. Revelaremos a partir dessa proposta como a percepção (BULLA; ROSA, 2017) pode potencializar/transformar o design de Atividades-Matemáticas-com-Realidade-Aumentada no estudo de funções reais. Desse modo, defendemos que o professor de matemática poderá criar práticas pedagógicas com o uso de Tecnologias Digitais (TD) de Realidade Aumentada (RA) para o ensino de funções em geral.

[1] “[...] Cyberformação com professores de matemática: a formação vista sob a dimensão específica (matemática), pedagógica e tecnológica que assume o uso de TD, particularmente, o ciberespaço em ambiente de EaD, sob a perspectiva do ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-TD” (ROSA, 2015a, p. 77).

[2] Software utilizado, por exemplo, para modelagem, animação, edição de vídeo e criação de aplicações interativas 3D, tais como jogos, apresentações e etc. Além disso, Blender é um programa multiplataforma, disponível para computadores instalados com os sistemas operacionais: Windows, MAC ou Linux (BARCELOS et. al., 2009).

[3] Aplicativo disponível para instalação em smartphones com sistema operacional Android, direcionado para o uso de RA (DOMHAN, 2010).

 



Texto completo: PDF