Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
Brincando e aprendendo
Tuani Bondimann Bertoldo, Edinara da Silva Pereira, Graciele de Borba Gomes Arend, Amanda Denise Nogueira Machado

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa que proporciona ao docente, uma experiência no ambiente escolar, entrando em contato com os alunos antes da sua formação. As bolsistas atuantes nas escolas dos municípios de Júlio de Castilhos, Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Ibis Castilhos de Araújo Lopes, e Tupanciretã, Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim Nabuco, desenvolvendo jogos que proporcionaram uma melhor compreensão dos conteúdos já vistos em sala de aula, nos quais consistem em números inteiros, números decimais, radiciação e potenciação. Foi escolhido um jogo para trabalhar com as dificuldades dos alunos, pois a aplicação de jogos sempre traz melhorias para os alunos. Nogueira (2005) diz que: “Os jogos favorecem a identificação de dificuldades; promove a competição entre os alunos; faz com que os alunos se tornem mais confiantes, críticos e capazes de trabalhar em equipe.” Depois disso, realizaram-se adaptações necessárias no jogo Matix para que o mesmo fosse aplicado nos 6°, 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental das escolhas contempladas com o Pibid. Na aplicação do jogo foi sorteada a ordem de cada jogador, no qual cada um por sua vez retirava uma carta e posteriormente colocava uma estrela marcando a sequência do jogo, podendo ser em linha ou em coluna. Após a aplicação dos jogos foi perceptível que os alunos tiveram mais facilidade em resolver os exercícios pedidos pela professora, principalmente nas áreas de radiciação e potenciação.

Palavras Chaves: Pibid. Jogos. Ensino.


Texto completo: PDF