Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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Mal-estar de professores de matemática
Luana Maria Santos da Silva, Tanise Paula Novello

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Estudos evidenciam que um percentual significativo da população sofre de estresse laboral, neste aspecto destacamos os profissionais da área de educação, pois o professor convive diariamente com uma demanda excessiva de trabalho, além disso o convívio cotidiano com alunos, pais e colegas gera, por vezes, situações de conflito que colaboram para sua vulnerabilidade ao estresse patológico. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo investigar o mal-estar do professor de matemática em relação à escola, os estudantes e seus pares, principalmente como essas relações diárias refletem no seu trabalho e na sua vida pessoal. Para tanto realizou-se entrevistas com professores de matemática das cidades de Rio Grande – RS e São José do Norte – RS, tais entrevistas foram organizadas em quatro eixos: perfil, ser professor, patologia e reflexão. Neste artigo, realizou-se um recorte e analisaram-se somente dois eixos: perfil e ser professor. Assim, a partir do primeiro eixo mapeou-se o perfil dos professores participantes desse estudo, e a partir da análise do segundo eixo teceu-se discussões em torno dos sentidos e sentimentos relacionados à docência. Com essa pesquisa compreende-se que a insatisfação com a profissão, o salário e a carga horária em sala de aula estão entre os principais fatores que podem desencadear o mal-estar docente.


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