Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
EXPLORAÇÃO DAS INTERPRETAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS POR MEIO DO FRAC-SOMA 235: REFLEXÕES PERANTE A PRÁXIS DE UMA OFICINA
Dienifer da Luz Ferner, Andressa de Siqueira Cereta, Patrícia Pujol Goulart Carpes

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados concernentes a oficina: "Explorando as interpretações dos números racionais por meio do Frac-Soma 235" discutindo a relevância destes saberes na formação do professores de Matemática, tendo como fundamentação as ideias de Magina e Campos (2008) e Duval (1993), especialmente no que diz respeito às Interpretações dos números racionais e o uso da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A opção teórico-metodológica adotada é de cunho qualitativo, tendo como instrumento de produção de dados a folha de registro escrito dos participantes da oficina.  As conclusões permitem considerar que o PIBID por meio desta ação oportunizou um ambiente propício à aprendizagem conjunta, participantes com trajetórias acadêmicas diferentes e por conseguinte favorecendo a qualificação e trocas dos processos de ensinar e aprender.

Texto completo: PDF