Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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Diferentes Interpretações do Número Racional: Uma Análise de Livros Didáticos
Veronica Pereira Stivanin, Maria Arlita da Silveira Soares, Leugim Corteze Romio

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar quais interpretações do número racional estão propostas em coleções de livros didáticos para o Ensino Fundamental. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica nas ideias de Lamon, quanto as diferentes intepretações do número racional e na teoria dos Registros de Representação Semiótica, em relação, as especificidades da aprendizagem Matemática. Os pressupostos metodológicos adotados seguem as orientações da pesquisa qualitativa. Também, utilizou-se para organizar e analisar os dados produzidos as etapas da análise de conteúdo. A fonte de produção de dados são duas coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental, escolhidas por professores de uma escola de um município da Fronteira Oeste do estado do Rio Grande do Sul. As análises realizadas permitem concluir que interpretação parte-todo é a mais enfatizada, seguida por operador multiplicativo e a menos abordada é medida. No que tange as transformações cognitivas, verifica-se que foi dado prioridade para os tratamentos numéricos e as conversões priorizaram um único sentido, ou seja, do registro da língua natural para o numérico.