Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DE ENSINO.
Denize Cristina Lima Monteiro, Maria Lucia Pessoa Chaves Rocha

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


Este trabalho de relato de experiência foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nair Zaluth, Ananindeua - Pará, onde desenvolvo a monitoria no programa Mais Educação, que nos colocou diante de uma realidade a qual pode ser mudada, devido ao comportamento dos alunos que em suas falas, o diálogo, era principalmente sobre lazer, envolvendo o uso da internet no celular, e a experiência foi com a turma de 28 alunos do 7ºano, durante os meses abril e maio de 2016. No intuito de despertar o interesse por diversos profissionais na área da educação matemática, em especial para os que atuam no ensino público, apesar de muitos de nossos alunos não ter acesso constante a tecnologias, como é a realidade da maioria de alunos de alguns municípios de nosso pais, também necessitam desse novo contato com a mesma, visando sua melhor visão de aprendizado, além do que a maioria dessa nova geração já teve ou tem acesso ao mais comum que é a tecnologia móvel (o celular). Usar o celular como uma ferramenta parceira no ensino hoje vejo como uma metodologia ainda muito pouco discutida em nossa área de atuação na educação matemática e muitos de nossos alunos desconhecem que podemos usá-lo em diversas aplicações matemáticas além só da calculadora. Daí surgiu o interesse do seu uso em sala de aula e suas dificuldades.

Texto completo: PDF