Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ENSINO DE EQUAÇÕES DE 1°. GRAU COM UMA INCÓGNITA.
Carla Fernanda Siqueira Barreto de Freitas dos Santos, Lívia Ladeira Gomes, Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente trabalho foi desenvolvido como parte de um projeto elaborado para disciplina de Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática (LEAMAT), no curso de Licenciatura em Matemática do IFFluminense, que tem como foco trabalhos diferenciados que possam auxiliar, tanto os professores quanto os alunos, a melhorarem o processo de ensino-aprendizagem em Matemática. O projeto baseia-se em desenvolver o pensamento algébrico nos alunos construindo a capacidade de manipulação de símbolos, a percepção da bidirecionalidade do sinal de igualdade, a aplicação consciente da propriedade distributiva e do princípio aditivo e multiplicativo na resolução de equações. Para tanto, foram utilizados materiais concretos, visto que dessa forma o processo de ensino-aprendizagem acontece de forma mais eficiente, tornando a aula mais dinâmica e motivadora. A sequência didática planejada foi apresentada de forma clara e objetiva, com o auxílio de uma balança. O princípio básico da equação de 1°. grau, a propriedade distributiva e o princípio aditivo e multiplicativo, foram reforçados através de exercícios propostos e realizados junto com os alunos durante a aula. Para confirmar a aprendizagem dos alunos acerca do conteúdo, foram propostas questões-problemas que trouxeram situações do dia a dia, possibilitando que os alunos fizessem a transcrição da linguagem escrita para a linguagem matemática. Com essas atividades esperava-se que os alunos pudessem desenvolver o pensamento algébrico no estudo de equações do 1°. grau com uma incógnita, compreendessem o conceito de equação, assim como aprender a transcrever uma equação contida numa situação-problema.


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