Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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Discussões sobre Educação Financeira à luz da Educação Matemática Crítica.
Adriana da Conceição Tesch, Anderson José da Silva

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


A criticidade nas questões econômicas e financeiras é urgente e demanda algumas informações que muitas vezes nos são tolhidas pela mídia e pelas empresas. O objetivo desta pesquisa consistiu em compartilhar conhecimentos e criticidade relacionados à Educação Financeira através de uma sequência de atividades com alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Vitória no Espírito Santo. O projeto denominado “De olho na economia” teve início com a pesquisa de preços de produtos alimentícios e alguns eletrodomésticos que fazem parte da aquisição familiar dos estudantes, buscando o discernimento crítico sobre promoções e ofertas destas mercadorias. No segundo momento, houve as análises de juros em parcelamentos e pesquisas de economia doméstica que culminaram na divulgação semanal das melhores opções de compras e orientações de economia através de um mural construído e atualizado de forma colaborativa pelos alunos. Após a coleta das informações, trabalhamos os conhecimentos necessários para calcular juros, proporções entre peso, volume, quantidade e discernir a veracidade de promoções do tipo “Pague dois, leve três”, por exemplo. Com os pressupostos teóricos de Ole Skovsmose, procuramos envolver os alunos de forma democrática e crítica. Democrática, pois todos participantes contribuíram de alguma forma na condução das atividades, e crítica porque o próprio discente buscou o conhecimento e usou-o de forma consciente. Portanto, cada participante tornou-se um analista de suas ações que levou a alguns questionamentos e mudanças relacionadas à sua educação financeira. 


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