Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Edlauva Oliveira Santos, Evandro Ghedin

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar as necessidades formativas de professores iniciantes que ensinam matemática nas escolas urbanas da rede municipal de Boa Vista-RR. Para isso, os fundamentos teóricos discutem os conceitos de necessidades, necessidades formativas, professor iniciante e formação contínua, tendo como base o modelo construtivista de formação de professores. Neste recorte, são apresentadas as análises preliminares de um levantamento tipo Survey realizado com 62 professores iniciantes da referida rede e os dados foram interpretados criticamente a partir da organização por categorias temáticas. Os dados possibilitaram a construção de quatro eixos temáticos: necessidades em relação ao preparo para a docência; necessidades em relação às dificuldades encontradas; necessidades quanto ao apoio e formação em serviço; necessidades a partir do modo como ensina. Esses eixos foram utilizados na análise de conteúdo. Os resultados obtidos, até então, indicam que as necessidades formativas dos professores devem servir como orientação para os processos de formação contínua que sejam capazes de promover mudanças nas práticas docentes. Para isso, é importante olhar para as questões que implicam no seu trabalho, não só pelo viés do que falta ao professor, mas pelo viés das questões que envolvem o processo ensino-aprendizagem da matemática.


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