Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
Um palpite inteligente: incentivando a estimativa em sala de aula
Karina França Bragança, Ramon Chagas Santos, Jonas Miranda Vilamar de Souza, Ana Paula Rangel de Andrade

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


A estimativa é um ato praticado com frequência pelas pessoas. Aproximações de tempo, de valor e de quantidade exigem raciocínio rápido e habilidades com o cálculo mental. Em sala de aula essa prática é pouco percebida, valorizando-se os resultados exatos. Nessa perspectiva, este artigo pretende apresentar os resultados de uma aplicação que teve como objetivo estimular nos alunos a capacidade de estimar por meio de atividades que envolvam a aritmética e a geometria, explorando os sentidos visual e auditivo. A sequência didática elaborada contou com as seguintes atividades: Imagens na tela, Jogo da antecipação, Objetos no pote, Desafio das bolinhas, Poema e Momento da medição. Também foram apresentados diversos slides com situações em que a estimativa é utilizada, por exemplo, na contagem de pessoas em grandes eventos. A aplicação foi feita com trinta e nove alunos de uma turma de nono ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram a observação, as anotações no caderno de campo e as respostas dos alunos em uma avaliação sobre o trabalho apresentado. Os resultados mostraram que na gincana os alunos melhoraram suas estimativas e que o trabalho foi altamente motivador. Necessita porém de grande comprometimento do professor na seleção e preparação de materiais.


Texto completo: PDF