Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
TRABALHANDO COMPRIMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA COM DEFICIENTE VISUAL
Wagner Dias Santos, Cassiano Amorim

Última alteração: 02-10-2017

Resumo


Resumo:

O presente trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado pelo autor no âmbito do estágio supervisionado da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), que tem uma parte da carga horária voltada para educação especial. A experiência que apresentamos aconteceu no Instituto Benjamin Constant, que é uma das instituições parceiras da UNIRIO nessa etapa do estágio. O projeto foi desenvolvido com alunos do oitavo ano do ensino fundamental, no período de março a junho de 2017. Motivado pelo desafio de realizar a regência para alunos com deficiência visual, em especial, pela necessidade e desejo de fazer com que o ensino de matemática seja agradável e significativo para os estudantes, surgiu a ideia de elaborar uma sequência didática de atividades para o ensino e compreensão do conteúdo de Comprimento da Circunferência. Observamos que este campo de estudo ainda carece de pesquisas didático pedagógicas, pois encontramos poucas referências acadêmicas sobre o assunto justificando assim a relevância desse trabalho. Como resultados, registramos que é possível fazer com que os alunos com deficiência visual aprendam o conteúdo proposto com desenvoltura, desde que os materiais sejam devidamente adaptados às especificidades dos estudantes e com a iminente mediação do professor.

Texto completo: PDF