Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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O USO DO XADREZ COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS
Jaqueline Valerio da Cruz, Paulo Vilhena da Silva

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O presente trabalho aborda o tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o qual tem por objetivo evidenciar os benefícios que a prática do xadrez tem para o desenvolvimento cognitivo do aluno e a sua contribuição no desenvolvimento das habilidades matemáticas. Muitos alunos possuem imensa dificuldade em entender a matemática, principalmente em sua forma abstrata. Destarte, os alunos podem se sentir desmotivados em estudar determinado assunto, seja pela falta de compreensão ou por não conseguirem desenvolver estratégias de pensamento para chegar a resolução dos problemas matemáticos (OLIVEIRA, 2006). O aprendizado por vezes tem se tornado difícil pelos alunos por conta de seus conceitos considerados abstratos. E a essa falta de compreensão da matemática tem dificultado a relação professor-aluno, pois ensinar e aprender são atos de comunicação (SILVEIRA, 2016). Em meio a esta dificuldade no aprendizado da matemática, podemos sugerir, como ferramenta pedagógica, os benefícios que a prática do xadrez proporciona ao desenvolvimento do aluno; tais benefícios, dentre eles, apresentam-se no desenvolvimento cognitivo do aprendiz, como a concentração, a memória, o raciocínio lógico e auxilia na socialização em sala de aula (PENTEADO, 2011). Pelo desenvolvimento dessas habilidades o aluno obtém facilidade na hora de dominar e compreender os conceitos e técnicas presentes no ensino da matemática, ou seja, no que diz respeito a compreensão dos diversos significados da matemática (PENTEADO, 2011). Assim, o uso do xadrez se torna relevante como ferramenta pedagógica no ensino da matemática. Pois através de seus benefícios cognitivos, pode facilitar a compreensão, a interpretação e a aprendizagem da linguagem matemática. Melhorando significativamente a visão de que a matemática é difícil e complicada, uma vez que o jogo desponta, também, como alternativa lúdica em sala de aula, propiciando um ambiente agradável à aprendizagem, levando o aluno a se interessar mais pela disciplina e, por conseguinte, melhorar a relação professor-aluno.

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