Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA COM MATERIAIS CONCRETOS EM UMA TURMA DA EJA
Magda Campos Barbosa, ANA CRISTINA GOMES DE JESUS, Maxwell Gonçalves Araújo, Franciane José da Silva

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Esta pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão de curso e teve como proposta: investigar as contribuições do uso de material concreto como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de geometria plana, em uma turma de técnico Integrado de Informática para internet, na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), no IFG – Câmpus Goiânia. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, fazendo uso do Estudo de Caso, sendo este único. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados a revisão bibliográfica, o questionário, o diário de campo. Como referencial teórico, dialogamos com os seguintes autores: Barreto (2006), Paiva; Oliveira (2009), Fonseca (2012), em relação ao ensino da EJA; autores como Pais (2005; 2006), Lorenzato (2011; 2009), Bittar; Freitas (2005) e Fiorentini (1995), discutimos o uso do material concreto como metodologia de ensino e Bogdan Biklen (1994), Yin (2005), para assegurar o rigor na metodologia científica. Os resultados da pesquisa sinalizaram que, o uso de materiais concretos na turma da EJA participante, contribuiu para uma maior motivação e envolvimento dos alunos na aula de Matemática, além de uma compreensão teórico-prática da geometria por meio da visualização e manuseio dos materiais concretos.

 


Texto completo: PDF