Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E ESTUDOS SOBRE O SIGNIFICADO DE FRAÇÕES PARTE-TODO
APARECIDA FERREIRA LOPES, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Coco

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este artigo analisa dados de pesquisa produzidos em ação de formação continuada com professores dos anos iniciais sobre diferentes significados de frações. Especificamente, esse texto apresenta dados parciais de pesquisa sobre o significado Parte-todo em uma abordagem dos conjuntos contínuo e discreto. Trata-se de pesquisa qualitativa decaráter colaborativo e intervencionista. As análises dos dados são tecidas à luz da perspectiva Histórico-Cultural, a partir de contribuições de Vigotski, Leontiev e Moura.Tais dados, produzidos a partir de um curso de extensão ofertado a vinte dois professores dos anos iniciais que ensinam matemática na rede pública do Espírito Santo, no segundo semestre de 2016, constituem o corpus da pesquisa. Como técnicas de registros dos dados foram utilizadas gravações de áudio e vídeo de sete encontros presenciais, fotografias, questionário e registros escritos produzidos pelos participantes. As análises pontuam que é importante pensar a formação numa perspectiva dialógica e coletiva, onde situações problemas articulam diferentes conhecimentos que podem ser abordados no significado de fração Parte-Todo. Essa articulação de conhecimentos pode favorecer a superação de ações de ensino do significado de fração Parte-Todo de forma restrita, como apresentado em materiais didáticos.

Texto completo: PDF