Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DE MATEMÁTICA: O CAMINHO DA MODERNIZAÇÃO
Ivonete Pereira Amador, Ricardo Fajardo

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


O presente trabalho apresenta um recorte das primeiras manifestações da introdução de elementos para o caminho da Matemática moderna. Um dos pontos defendidos pelas propostas de modernização do ensino de Matemática que começaram a surgir nos finais do século passado e inicio desse século.

As propostas surgiram inicialmente de forma isolada em diferentes países, e foram ampliadas após a criação da Comissão Internacional para o Ensino de Matemática em 1908.

No séc XX iniciou a difícil tarefa de transferir para a prática os ideais e as exigências advindas das evoluções tecnológicas e industriais. Era necessário a ampliação do ensino as classes trabalhadoras, ou sejam, universalização da educação e a relação trabalho-educação, a partir desse momento passaram a ser os grandes temas das discussões de ensino. Outros temas como: laicilização e estatização da educação (que seriam comtemplados com novos tipos de escolas para todas as camadas da população) também seriam temas de discussão.

A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, através da leitura de livros, artigos e documentos, baseando-se nos autores D’Ambrósio, Saviani, Libâneo e Valente. Durante alguns momentos desse percurso, o ensino do conhecimento Matemático esteve associado à sua produção. A medida que tais conhecimentos eram ampliados e as condições sócio-políticas e econômicas se transformavam, o ensino começa a ter um novo desenvolvimento, agora mais independente. A História da Matemática, assim como a História da Ciência, insere-se na história geral. Portanto quando nos referimos a um período ou a uma região devemos estar sempre atentos ao que esta acontecendo nesse período, na região e no mundo.

Conclui-se a pesquisa que a nova preocupação em modernizar o ensino de Matemática, teria sido originalmente motivada por acontecimentos ocorridos fora do campo científico-tecnológico, mas a ele totalmente vinculados para o período.

 

Palavras Chaves: Modernização. Ensino. Matemática


Texto completo: PDF