Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
LABORATÓRIO DIGITAL DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA CURSOS DE LICENCIATURA EM EAD
Ursula Tatiana Timm, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa, Clarissa de Olgin Assis, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O Laboratório de Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) é um espaço que tem por objetivo proporcionar aos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática, do campus Canoas/RS, e professores da Educação Básica, recursos que viabilizem uma proposta pedagógica centrada na ação do aluno, com princípios definidos sobre o ensinar e o aprender, fundamentado no método construtivista de Educação Matemática. O ensino construtivista é um método de ensino que visa a construção do conhecimento, por meio de estruturas mentais, capazes de resolver problemas e desenvolver o pensamento matemático, através da ação do estudante e a mediação do professor. Procura criar a lógica Matemática necessária à compreensão dos conteúdos junto com a criatividade. Nesse sentido, entende-se que é necessário investigar e divulgar atividades didáticas que sejam envolventes e interessantes, para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática, que permitam mostrar como o indivíduo pode utilizar a Matemática para compreender a realidade e transformar/repensar a sociedade em que vive. O campus Canoas compõe-se das modalidades de ensino presencial e a distância. Portanto, é necessário viabilizar o acesso dos recursos disponíveis no Laboratório para os acadêmicos da modalidade EAD. Desta forma, o Laboratório de Matemática, em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), implementou o Laboratório Digital de Matemática (LDM). O LDM é um ambiente virtual com recursos didáticos digitais disponíveis para o curso de Licenciatura em Matemática, tais como: objetos de aprendizagem, sequências didáticas eletrônicas, divulgação de referências, etc.. A iniciativa complementa o laboratório físico, atendendo as necessidades da modalidade de ensino a distância. A proposta no pôster, é divulgar este ambiente, bem como sua finalidade e suas funcionalidades.


Texto completo: PDF