Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E O CONHECIMENTO NECESSÁRIO PARA ENSINAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Marlene Terezinha Fernandes, Jutta Cornelia R. Justo

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O trabalho apresenta parte de uma pesquisa que investiga a formação de professores no curso de Pedagogia, especificamente nas disciplinas que trabalham os conceitos matemáticos, buscando responder ao questionamento: Como as disciplinas específicas de matemática, constantes do currículo do curso de Pedagogia da ULBRA, influenciam o desenvolvimento dos conhecimentos necessários ao professor que ensina os conceitos matemáticos iniciais?Apresentam-se resultados parciais da pesquisa que investiga a formação docente dos alunos em relação aos processos de aprender e ensinar matemática a partir das disciplinas específicas da matriz curricular, frente a elaboração de conceitos, compreensão e aplicabilidade no estágio curricular dos anos iniciais do ensino fundamental. Os instrumentos de pesquisa são questionários com perguntas abertas, que objetivam mapear o perfil dos participantes e investigar as expectativas dos alunos ingressantes em relação às disciplinas específicas de matemática do curso de Pedagogia (instrumento 01). Já o instrumento 02, está subdividido em três instrumentos distintos, organizados com exercícios dos conteúdos das disciplinas de Organização dos Tempos e Espaços na Infância (OTEI),Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática (FTMM) eMetodologia do Ensino da Matemática aplicada à Educação Infantil e Anos Iniciais(MEMAEIAI) que objetivam testar os conhecimentos dos alunos sobre os conceitos matemáticos, caracterizando-se como pré-teste e, ao final das disciplinas específicas, serão aplicados os mesmos exercícios como pós-teste, para analisar comparativamente a aquisição de conhecimentos matemáticos no decorrer da formação.A coleta de dados iniciou no segundo semestre de 2016, totalizando até o momento 114instrumentos aplicados.


Texto completo: PDF