Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
UMA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE GEOMETRIA ESPACIAL
Danielle Santos Rodrigues, Carmen Teresa Kaiber

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O presente artigo destaca a análise de um instrumento de investigação aplicado a um grupo de estudantes do 3° ano do Ensino Médio, com propósito de investigar aspectos do desenvolvimento do pensamento geométrico dos mesmos, considerando o modelo de van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico. A análise foi produzida no contexto de uma investigação em uma dissertação de mestrado que tem por objetivo investigar as possíveis contribuições da utilização do software GeoGebra 3D na aprendizagem da Geometria Espacial considerando elementos do modelo. Os resultados obtidos a partir da análise de três atividades aplicadas aos estudantes apontam que os mesmos apresentam dificuldades na solução de questões elementares da geometria espacial que envolviam, basicamente, elementos de visualização. Grande parte dos estudantes apresentaram dificuldade em identificar a planificação de diferentes sólidos geométricos, bem como indicar a nomenclatura correta dos mesmos. No âmbito da pesquisa que está em andamento, trabalha-se com a conjectura que o uso de um software de geometria dinâmica, articulado a outros recursos, tem muito a contribuir para a aprendizagem em Geometria, particularmente em Geometria Espacial.

Texto completo: PDF