Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O ESTUDO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE EPISTÊMICA
Valmir Ninow, Carmen Teresa Kaiber

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta uma análise do objeto matemático Função, no âmbito do Ensino Médio, sob a perspectiva da Idoneidade Epistêmica, categoria da Idoneidade Didática, do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática (EOS). A análise foi realizada nos documentos Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2002) e na versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2016), tomando como aporte teórico os pressupostos do EOS. Entende-se que esta análise se torna pertinente pois os documentos que apontam diretrizes curriculares são, via de regra, utilizados para organização dos currículos em Matemática e como orientadores do trabalho do professor. A partir da análise realizada foi possível perceber que o que está posto sobre o objeto Função tanto nas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais como na Base Nacional Comum Curricular, abrange os componentes apontados pelo EOS, na dimensão epistêmica, destacando-se as situações-problemas, linguagens e regras. A análise realizada está servindo de base, em conjunto com a análise de outros documentos, incluindo materiais didáticos, para a elaboração de uma proposta para o ensino e aprendizagem de Funções.

Texto completo: PDF